EXEMESTANO – (AROMAZIN)
Concetração – 25mg/caps – 30 caps – Meia vida: 24 horas
História
Exemestane é um inibidor de Aromatase esteróide (AI) que é mais comumente conhecido como Aromasin. Na verdade, a marca Aromasin é a única marca de grau farmacêutico do Exemestane AI devido à patente apertada que o Upjohn manteve no produto. Embora fortemente controlado pelo gigante farmacêutico, a Aromasin está disponível em vários países ao redor do globo.
Aromasin foi lançado pela primeira vez no mercado dos EUA em 2000, depois de ter obtido a aprovação da FDA alguns meses antes, em 1999. O principal objetivo do uso, como acontece com a maioria das AI, seria combater o câncer de mama nas mulheres pós-menopausa. Pouco depois, a AI começaria a ganhar muita popularidade entre os usuários de esteróides anabolizantes por sua capacidade de proteção contra efeitos colaterais relacionados com estrogênios. Esta ação é muito semelhante aos AIs mais antigos e mais populares em Arimidex (Anastrozol) e Femara (Letrozol). Também ganharia uma grande quantidade de popularidade nos planos de terapia pós-ciclos (PCT) entre os usuários de esteróides. Não foi o primeiro IA a ganhar essa popularidade, mas seria um pouco mais vantajoso para esse fim do que a maioria dos AI.
Funções
Exemestano é oficialmente classificado como um inibidor de Aromatase de suicídio esteroidal e traz a capacidade de inibir a enzima aromatase, que é responsável pela produção ou conversão de testosterona em estrogênio. Exemestane tem a capacidade de bloquear a aromatização, o que, por sua vez, inibe a produção de estrogênio e, assim, reduz os níveis séricos de estrogênio do corpo. Isso será útil para pacientes com câncer de mama, pois o câncer de mama geralmente se alimenta do hormônio estrogênio. Também será útil para o usuário de esteróides anabolizantes.
Muitos esteróides anabolizantes têm a capacidade de aumentar os níveis de estrogênio devido ao processo de aromatase, especificamente a conversão de testosterona em estrogênio. Isso pode levar a ginecomastia e retenção de água. O excesso de retenção de água também pode promover a pressão arterial alta quando se torna grave. Os esteróides que não possuem uma forte natureza estrogênica também podem causar esses efeitos, principalmente a ginecomastia, se eles possuírem uma natureza progestágena. Um excelente exemplo seria a Nandrolona, que enquanto aromatiza apenas faz com 20% a taxa de testosterona. No entanto, também traz uma forte natureza de progestágeno, e a progesterona foi bem conhecida por levar a capacidade de estimular o mecanismo estrogênico no tecido mamário. Ao administrar o Exemestane durante o uso de esteróides anabolizantes, isso inibirá o processo de aromatase, menores níveis de estrogênio e protegem o indivíduo de efeitos colaterais estrogênicos. Quão eficaz é Exemestane? O produto afirma, em média, que a capacidade de baixar os níveis séricos de estrogênio em 85%.
Exemestane também tem a capacidade de estimular a produção natural de testosterona, e é precisamente por isso que alguns o incluirão durante o PCT. Como Arimidex e Letrozole, o Exemestane estimulará a hipófise a liberar mais Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Estimulador do Folículo (FSH), dois hormônios essenciais para a produção natural de testosterona. Enquanto os outros AI comuns compartilham esse traço, o Exemestane mostrou ter um leve efeito androgênico, bem como a capacidade de aumentar a produção de Insulin-Like Growth Factor-1 (IGF-1). Esta é uma característica que nenhum outro AI pode reivindicar para transportar. Ao usar Exemestane durante o PCT, o indivíduo recebe o aumento de testosterona desejado necessário para a recuperação, mas com o aumento de IGF-1 também cria uma atmosfera anabolizante mais forte. Isso é considerado útil por alguns usuários de esteróides, pois poderia potencialmente lhes dar a capacidade de proteger seu tecido magro ainda mais durante o uso. No entanto, quando analisamos os efeitos diretos do Exemestane no que diz respeito ao PCT, veremos que o uso do PCT normalmente não é recomendado, apesar desses efeitos positivos.